Voxel Festival
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Programação na internet – Quadros

Segunda-feira: Segunda com Spoiler - Nesse quadro são mostrados trechos de debates que serão exibidos junto a filmes no evento de junho em formato drive-In. Os trechos apresentam os debatedores que fazem parte do Voxel Festival e mostram cortes e partes relevantes. Também são exibidas parte das temáticas atuais como mulheres na ciência, uso da nanotecnologia no dia-a-dia, importância da ciência na cultura pop e outros. Dentre os filmes que serão exibidos na edição em drive-in, em junho, A Teoria de Tudo, Planeta dos Macacos – a Origem, Her,Jurassic Park, e Interestelar.

Terça-feira: A Física Na Cozinha. Neste quadro, a PHD em Física, Maria Brollo, vai demonstrar que “o nosso primeiro laboratório é a cozinha”.

Quarta-feira: Voxel Labs - São vídeos que mostram experimentos e a rotina de laboratórios de pesquisa de forma descomplicada. O objetivo é emergir o expectador no mundo da pesquisa e desenvolvimento e, ao mesmo tempo, desmistificar o dia a dia do cientista ao explicar e mostrar como funcionam os equipamentos e como são feitos os experimentos que resultam em avanços para a sociedade.

Quinta-feira: Meninas na Ciência - Pesquisadores de diferentes áreas contarão um pouco sobre a inserção da mulher no mundo científico.

Sexta-feira: CACHASCIENCE - Quadro mais descontraído e criado especialmente para o Voxel on-line, o CACHASCIENCE vem da mistura de Cachaça e Ciência (Science). A ideia é misturar estes dois elementos ao apresentar temas diversos que permeiam ciência e tecnologia de forma descontraída e casual enquanto se faz drinks. No quadro, Victor Mello convida amigos e colegas de trabalho para um happy hour on-line.

Serviço:
Voxel Festival - Science 2021 ocupa internet com temas que envolvem ciência e tecnologia de forma leve e descontraída
Data: Segundas, terças, quartas, quintas e sextas
Até outubro de 2021
Horário: 19h
Informações e transmissões on-line: Instagram @voxelfestival e @spectrumbsb e no YouTube da Spcetrum Bsb
Gratuito
Classificação livre
Evento
Evento que mescla ciência, inovação e cultura toma conta da internet com vídeos que mostram experimentos científicos, debates com pesquisadores, além do enfoque na participação da mulher na ciência com pitadas de humor
Idealizado em 2018 pelos pesquisadores e cientistas brasilienses Victor Carlos Mello da Silva e Luis Alexandre Muehlmann, o Voxel Festival tornou-se conhecido em Brasília, no Brasil e no mundo por falar de inovação científica e tecnológica de forma leve e didática para jovens, estudantes de escolas públicas e particulares, e para o público adulto como um todo.
Em 2021, o evento se tornou on-line devido à pandemia. E, desde abril deste ano, tem reunido cientistas, mulheres na linha de frente, além de profissionais de diversos ramos da área tecnológica para falar com uma pitada de humor sobre assuntos que parecem, a princípio, de difícil entendimento. Mas a iniciativa dá-se exatamente para que o público leigo também possa se identificar e trocar ideias sobre assuntos atuais de suma importância.
Agora, nesta nova fase on-line, o Voxel Festival trará cinco vídeos, cinco quadros diferentes de segunda a sexta-feira, sempre às 19h,no canal no YouTube da Spcetrum Bsb. Confiram: Segunda: Segunda com spoiler!; Terça: Meninas na Ciência ;Quarta: Voxel Labs; Quinta: A Física na Cozinha; Sexta: CACHASCIENCE. Até outubro de 2021. Gratuito. Não recomendado para menores de 14 anos.
Segundo o idealizador do Voxel Festival, Victor Carlos Mello, esta nova temporada on-line chega com vídeos que misturam e associam ciência e tecnologia às coisas simples do cotidiano, de modo que qualquer pessoa seja capaz de se identificar e se divertir enquanto aprende algo novo.
“Na primeira temporada, no semestre passado, tivemos um excelente engajamento. Alguns vídeos com mais de 5 mil visualizações. Agora, continuaremos com quadros conhecidos, como o Segunda com Spoiler, onde abordamos a ciência por trás de filmes renomados. Ainda, o CACHASCIENCE, onde conversamos sobre diversos temas de relevância científica-social enquanto ensinamos drinks no melhor estilo Do it yourself. E, preparem para os novos quadros. Eles estão divertidíssimos”, adianta Mello.
Os novos quadros do Voxel serão: A Física Na Cozinha, onde a PHD em Física, Maria Brollo, vai demonstrar, sempre às terças-feiras, “que o nosso primeiro laboratório é a cozinha”. Ainda, Meninas na Ciência, um quadro onde pesquisadores de diferentes áreas contarão um pouco sobre a inserção da mulher no mundo científico. Sempre às quintas-feiras.
“Ou seja, uma boa forma do público se atualizar sem precisar ser perito na área e ainda brincar nos quadros criados com entretenimento para aproximar a população em geral”, destaca Victor que, assim que a pandemia estiver controlada, pretende estrear o evento em versão Drive-in.

Sobre o Voxel
O Voxel Festival é conhecido por prezar pela divulgação da inovação científica feita por jovens pesquisadores dentro da Universidade de Brasília. Agora, em edição on-line e especial, o evento se dividiu em quadros leves, cheios de pitadas de humor para falar sobre ciência, combater Fake News, dentre outros.
“A pandemia deixou mais evidente o quanto o cientista é um profissional necessário em nossa sociedade. Além disso, a alta disseminação de fake-news, dúvidas com relação a conceitos básicos de saúde e falta de confiança das pessoas, mostram que o cientista precisa aparecer mais, falar com todas as classes sociais, independentemente de formação acadêmica”, explica Victor.
O evento é uma iniciativa produzida pela Spectrum Comunicação Científica fortemente apoiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), bem como pela Universidade de Brasília, Programa de pós graduação em biologia animal, Programa de pós graduação em nanociência e nanobiotecnologia, Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologias em Saúde, Cooil Cosmetics, Sucopira, San Marco Hotel.

FICHA TÉCNICA – Voxel Festival
Victor Carlos Mello da Silva – Idealizador e Diretor Criativo
Camila Oliveira Costa - Curadoria
Luis Alexandre Muehlmann - Coordenador Geral
Sônia Nair Báo - Presidente da Comissão Organizadora
Amanda Malini – Diretora de conteúdo
Marcelo Henrique Sousa - Coordenador Científico
Jamila Reis de Oliveira - Coordenadora de Ensino
Elaine Cristina Leite Pereira - Coordenadora de Ensino
Ricardo Bentes de Azevedo - Coordenador Científico
Eliana Fortes Gris - Coordenador Científico
Athena Ilse Pfeilsticker Ribas Afonso – gestora de tráfego pago e produção geral
Patricia Gontijo Rodrigues – social media, designer gráfico e produtora executiva
Camila Gomes Cabral – coordenadora de produção e consultoria científica
Izabel Cristina Rodrigues da Silva - Coordenadora de inovação
Stéphanie Mayumi Yamamoto – Coordenadora de Produção
Marcella Motta da Costa - Assistente de produção
Jamila Reis de Oliveira - Coordenadora de ensino
Elaine Cristina Leite Pereira - Coordenadora de ensino
Lion Lowe– Produtor Técnico
Felipe Marreiros - Produtor Audiovisual
Ana Paula Gusmão da Silva – Coordenadora de logística e Cenografia
Luiza Jorge Silva Barbosa – Coordenadora de logística e Cenografia
Bruno Amorim Lima Kowalski – curadoria e programação
Ana Caroline Brito Gonçalves – produtora de exibição
Roteirista e Diretor Criativo: MSc. Vctor Carlos Mello da Silva
Gravação e edição de vídeo: Felipe Marreiros
Coordenadora de Projeto: Camila Gomes Cabral
Diretora de Arte Design e Social Media: Patrícia Gontijo
Produtora Cultural: Athena llse
Analista de Projeto: Stéphanie Mayumi Yamamoto, Dafne Carolline Carvalho Marques
Web Designer: Msc. Amanda Malini
Desenvolvedora: Karen Rapp Py-Daniel