“Tumba la Catumba”
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Evento
Simbora pro rock meninada! Banda “Tumba la Catumba” faz sua primeira turnê nacional
Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Estado de Cultura do DF, promove turnê nacional da banda mais animada de Brasília, com shows gratuitos nos meses de outubro e novembro em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Muito rock, teatro e brincadeiras para a criançada e lançamento de videoclipes e novo site.
Esqueça Plebe Rude, Legião Urbana ou Capital Inicial. Zumbis, vampiros e lobisomens são as próximas estrelas do rock brasiliense a conquistar o Brasil. Ou verdadeiros monstros do rock, no sentido mais literal da palavra. Pelo menos entre o público infantil. É o que garante a Banda Tumba la Catumba. Com muito humor e leveza, o grupo apresenta, em shows agendados em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, músicas infantis adaptadas ao rock and roll, com letras que falam de modo especial sobre Brasília, brincadeiras, alimentação, hábitos saudáveis e reciclagem. Em sua primeira turnê nacional, o grupo foi convidado para se apresentar também em Cuibá e Belo Horizonte.
“Além do rock, passeamos por diversos outros ritmos musicais, como nas releituras inusitadas de cantigas de roda, que as crianças adoram”, comenta Rogério Almeida, integrante da banda de monstros, que apresenta composições próprias e novos arranjos para músicas de domínio público, em um verdadeiro mosaico da cultura musical atual do Distrito Federal.
Criado no final de 2009, o grupo tem em seu elenco músicos profissionais e atrizes conhecidos da cena artística de Brasília, cada um devidamente caracterizado como personagens dos clássicos de terror, como o Lobsbom, um lobisomem, Elvira, a vampira, Frankistina, Escamoso, Zé Zumbi e Monstralilica. “Somos uma banda de monstros cada um diferente do outro, por isso nos consideramos inclusiva”, brinca Rogério.
A criançada vai se divertir com canções como Simbora Menino, Rap RA, Sopa de Letrinha, Brasília Cidade Menina, Bolacha Maria e o delicioso blues Dever de Casa, que narra, com bom humor, os conflitos de um menino que quer passar o dia fazendo “qualquer coisa, tudo menos fazer dever”. Durante o show, a plateia se diverte também com histórias parlendas e brincadeiras interpretadas pelo grupo. “É um show cênico musical para toda a família”, afirma a atriz Anna França, e que também assina o roteiro cênico do espetáculo.
Lançamentos
As músicas farão parte do primeiro CD da banda que será lançado em 2018. Até o lançamento do CD, uma ótima novidade! A Tumba la Catumba vai publicar os videoclipes das músicas em seu canal no youtube. A canção Simbora Menino já está no ar. E no dia 12 de outubro, como presente do Dia das Crianças, o grupo promete lançar novos vídeos, o novo website e seis canções do CD para a meninada se divertir.
A turnê patrocinada pelo Fundo de Apoio à Cultura contempla shows nas unidades da Livraria Cultura de São Paulo (21 e 22/10), Rio de Janeiro (28 e 29/10) e Recife (4 e 5/11). A banda também se apresenta no Sesc Arsenal em Cuiabá (12/10) e no Memorial Vale, em Belo Horizonte (15/10). Se depender do sucesso de público da capital federal, a turnê nacional vai ser monstruosa!

Serviço:
Espetáculos gratuitos
Duração: aproximadamente 60 minutos
Agenda de shows

Cuiabá
12 de outubro de 2017, 20h
Sesc Arsenal
R. 13 de Junho, S/N, Centro Sul
Cuiabá - MT

Belo Horizonte
15 de outubro de 2017, 15h
Memorial Vale
Praça da Liberdade, s/n, Lourdes
Belo Horizonte - MG

São Paulo
21 e 22 de outubro de 2017, 15h
Teatro da Livraria Cultura
Shopping Bourbon
R. Palestra Itália, 500, Perdizes
São Paulo - SP

Rio de Janeiro
28 e 29 de outubro de 2017, 15h
Teatro da Livraria Cultura
R. Sen. Dantas, 45, Centro
Rio de Janeiro - RJ

Recife
4 e 5 de novembro de 2017, 15h
Auditório da Livraria Cultura
R. Me. Deus, s/n, Recife Antigo
Recife - PE

Sinopse do show
A banda Tumba La Catumba desenvolve há oito anos um trabalho voltado para o público infantil, levando uma mistura de ritmos para as crianças, com forte influência do rock, mas passando por ritmos brasileiros como o coco, a ciranda, o frevo, entre outros, além de ritmos como o Rap e o Funk. A banda tem uma proposta cênico musical, na qual seus integrantes representam personagens de histórias de terror. No show, além de músicas autorais e arranjos especiais para músicas de domínio público, há contação de histórias e brincadeiras musicais.
Repertório base
Tumba La Catumba; Sopa de Letrinha; A Cobra; A Barata; História Dedo Sangrento; Dever de Casa; Andar de Trem (Brincadeira Musical); Rap RA; Brasília Cidade Menina; Lixo; Bolacha Maria; Simbora Menino; Festa no Céu.
Breve Histórico
Criada no final de 2009, com a ideia de inovar o cenário musical e teatral voltado ao público infantil em Brasília, a banda conta com profissionais de artes cênicas e música, com mais de 15 anos de experiência em teatro infantil e teatro adulto. Os músicos atuam também em outros grupos de diversos estilos musicais, aprimorando ainda mais o trabalho do grupo.
A banda já se apresentou em diversos eventos em Brasília, como o Aniversário da Cidade, o bloco infantil de carnaval Baratinha e principais shoppings da capital. Realizou duas turnês pelo DF com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC) e apresentou o musical “Tumba La Catumba & O Sumiço da Pandeirola”, com direção cênica de Miriam Virna e direção musical de Mateus Ferrari.
Em 2017, a banda lança seus primeiros videoclipes em seu canal no youtube. O lançamento do primeiro CD, “Simbora Menino”, está previsto para 2018. Há quase dois anos a Tumba la Catumba comanda o programa de rádio Turminha 100,9 da Cultura FM Brasília, a rádio pública do Distrito Federal.

Ficha técnica
Integrantes da Banda Tumba La Catumba
Anna França; Flávio Leão; Gabriel Lourenço; Kaka Taciano; Lívia Maria; e Rogério Almeida
Produção Geral Grupo Depois das Cinco
Produção Clipes Claudia Daibert
Gancho de Nuvem
Produção Turnê Nathalie Amaral (Guinada)
Direção Musical e Arranjos Gabriel Lourenço
Supervisão Cênica Miriam Virna
Roteiro Show Anna França
Direção de Arte Maíra Carvalho
Desenho de Luz Móises Vasconcelos
Operador de Luz Euller Samuel
Operador de Som Gustavo Dreher
Tom Serralvo
Arte Gráfica e Ilustrações Jana Ferreira
Patrocínio
FAC
Apoio Livraria Cultura
Rádio Cultura FM Brasília
Realização: Grupo Depois das Cinco