“O Primeiro Milagre”
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Evento
O FAC – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Distrito Federal apresenta a temporada de estreia de:
O Primeiro Milagre
Os atores Abaetê Queiroz e Roni Sousa, com direção de Humberto Pedrancini, se multiplicam em 25 personagens numa comédia que reconta a história da Sagrada Família. O espetáculo, que fica em cartaz de 3 a 10 de outubro de 2015 e 06 a 15 de novembro de 2015 é um convite a refletir, com pitadas de humor e ironia, temas como racismo, igreja e capitalismo. O texto da peça foi inspirado em obra do escritor italiano Dario Fo.
Recheado de humor e sátira, com forte caráter crítico e fundamentação social, o texto denuncia valores humanos deturpados. Temas como racismo, opressão, status quo, igreja e capitalismo são trazidos à cena na interpretação de Abaetê Queiroz e Roni Sousa, dois expoentes da cena teatral de Brasília. O Primeiro Milagre tem como pano de fundo a história da Sagrada Família, remontada desde a jornada dos três Reis Magos até realização do primeiro milagre do menino Jesus.
A obra de Dario Fo, enredo para a presente montagem, teve como referência o Evangelho de Mateus, um texto inautêntico que traz em seu conteúdo uma história conflitante a dos Evangelhos. Tomando partido das desconexões entre o Novo Testamento e o Evangelho de Mateus, Dario reconta o nascimento de Jesus e inclui temas novos e atuais. Novas nuances, que o italiano insere em sua narrativa, são adaptadas para o texto de O Primeiro Milagre de forma a discutir a sociedade contemporânea numa vestimenta dos séculos passados.
Para a montagem, a afinada equipe concordou em erguer um espetáculo alinhado com a obra crítica e desmistificadora de Dario, “não apenas por questões literárias e estéticas, mas para que houvesse verdade no processo”, conta Roni Sousa, ator e proponente do projeto. Diante disso, segundo Roni, “optamos por uma estrutura simples que pudesse, ao mesmo tempo, ser apresentada em um teatro de médio porte como também em um pátio de escola ou até mesmo na rua, de forma a fazer chegar a quem precisasse ter acesso a um texto com esta proposta”.
Como surgiu o projeto
Em 2013, durante a execução do espetáculo "Encontros", um projeto de Moisés Vasconcellos com o diretor Humberto Pedrancini e atuação de Roni, Roni propôs um novo trabalho para dar continuidade à boa parceria. Juntos, decidiram remontar "O Primeiro Milagre", que teve sua primeira estreia, com a participação de Pedrancini e Moises, 20 anos atrás, e recebeu inúmeros prêmios em festivais nacionais. Para compor o time, convidaram Abaetê Queiroz, parceiro de longa data.
Com a equipe formada, iniciaram então o trabalho de pesquisa navegando pela obra de Fo, “percebemos, de cara, que não havia um momento melhor para esse projeto se solidificar, com o país passando por uma autocrítica intensa”, relembra Roni.

Ficha técnica:
Direção: Humberto Pedrancini
Elenco: Roni Sousa e Abaetê Queiroz
Iluminação: Moises Vasconcellos
Sonoplastia: Tomás Seferin
Operador de som e assistente de produção: Kamila Rodriguez
Figurino: Cytia Carla
Foto: Joana França
Web-designer: Roniê Sousa
Designer gráfico: Maíra Zannon
Produção: Tatiana Carvalhedo (Carvalhedo Produções)
Gestor financeiro: Henrique Rocha

Serviço:
Local: Espaço Semente
Endereço: Setor Central, Entrequadra 52/54, Área Especial s/nª, Gama-DF
Dias e horários: 3 e 4 de outubro de 2015, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
Informações: (61)3385-3439
Capacidade: 100 pessoas
Local: Sesc Paulo Autran
Endereço: CNB 12, AE 2/3 - Taguatinga Norte-DF
Dias e horários: 9 e 10 de outubro de 2015, sexta e sábado, às 20h.
Informações: (61)3445-9150
Capacidade: 200 pessoas
Duração: 45 minutos.
Entrada: Franca mediante doação de 2 quilos de feijão
Classificação indicativa: 12 anos.
Local: Teatro Goldoni
Endereço: EQS 208/209, Brasília-DF
Dias e horários 06 a 15 de novembro de 2015, sextas e sábados às 21h e domingo as 20h.
Informações: (61)3244-3333
Ingressos: R$ 40 (inteira )
Capacidade: 110 pessoas
Dario Fo, Prêmio Nobel de Literatura em 1997, é considerado por muitos como o principal escritor italiano vivo. Herdeiro da escola de Moliere, calca seus textos na crítica ácida à sociedade e suas instituições, utilizando a comédia como ponte reveladora das realidades quase sempre desfavoráveis aos mais pobres ou menos instruídos. Adepto da temática anarquista, não raro, extrapola em sua narrativa uma visão de estado sombria e perturbadora.
Roni Sousa, 22 anos, idealizador deste projeto, iniciou sua carreira no teatro aos 12 anos em ONG que atendia crianças carentes, o que determinou sua trajetória nas artes cênicas que traz, como força motivadora, temas e questões sociais. Em 2012, tornou-se professor e diretor de teatro para mais de 1000 crianças carentes, com apoio do projeto da Unesco e TV Globo, Criança Esperança. O jovem artista tem grande admiração pela obra do dramaturgo Dario Fo, justamente em razão dos temas e questões sociais abordados em seus textos.
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem