O Balanço do Forró
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Evento
Espaços Culturais do DF recebem shows de forró e repente em:
O Balanço do Forró e o Ponteio do Repente
Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro vai de encontro ao público através da música, literatura e artes plásticas de expoentes das artes matutas
O projeto já percorreu as feiras populares Da 210, em Samambaia, e do Setor O e da Guariroba, ambas em Ceilândia, além da Casa do Cantador. Agora chegou a vez dos públicos do Complexo Cultural de Samambaia e do Ponto de Cultura Menino de Ceilândia conferirem à apresentação.
Em cada evento, a música é o atrativo principal com a participação de duplas de repentistas da região. Mas O Balanço do Forró e o Ponteio do Repente também dá palco à Literatura de Cordel e da Xilogravura com a distribuição, gratuita, de livretos criados especialmente para o projeto.
Com duração de cerca de duas horas, a primeira atração exalta as características do povo nordestino com repertório que abrange os principais ritmos do gênero Forró. Alicerçado no sanfoneiro Vital, o grupo Vital e Forrozão Bambolê garante a festa com Baião, Xote, Xaxado, Arrasta-Pé e Forró.
Em seguida, sobe ao palco a dupla de repentistas Chico de Assis e João Santana. Prata da casa, com extensa agenda de apresentações em diversos pontos do DF e Entorno, a dupla já circulou quase todo o Brasil e fez apresentações no exterior. É correto afirmar, Chico e João são um marco do improviso de raiz nordestina no meio cultural do Distrito Federal.
Representando o Cordel e a Xilogravura, artes que materializam a cultura nordestina, 800 exemplares de Livreto de Cordel serão distribuídos. O texto, terá a assinatura de Donzílio Luiz de Oliveira, já as ilustrações, serão com o traço do xilogravurista Valdério Costa. As apresentações contarão com a presença dos tradutores de Libras Inson Oliveira e Mauricéia Lopes.

Serviço:
O Balanço do Forró e o Ponteio do Repente
Complexo Cultural de Samambaia-DF, dia 16 de abril de 2022, às 19h
Ponto de Cultura Menino de Ceilândia-DF, dia 17 de abril de 2022, às 10h
De graça e livre para todos os públicos
Informações: 61981159328
O Projeto conta com o apoio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do DF