Funarte
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Evento
Exposição DES tudo ocupa a galeria da Funarte Brasília
Obras que transitam pelo cruzamento de diversas linguagens artísticas provocam uma investigação sobre seu posicionamento no espaço. O lançamento é dia 19, com abertura para o público.
A Galeria Fayga Ostrower, no Complexo Cultural Funarte Brasília, vai receber a exposição DES tudo, a partir do dia 19 de março, quinta-feira, às 19h. A mostra terá visitação pública de 20 de março a 3 de maio de 2015, com entrada franca. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014 – Atos Visuais Funarte Brasília.
Os artistas participantes de DES tudo são cinco jovens graduados em Artes Visuais na Universidade de Brasília (UnB). “Apesar terem concluído o curso recentemente, eles apresentam poéticas pungentes e maduras”, avaliam os curadores, Luciana Paiva e André Vechi (este também expositor). Eles comentam que “a exposição apresentará trabalhos que transitam pelo caminho da dúvida”. E justificam, “A dúvida aqui é proposital e não o sinal de poéticas frágeis. Nesse sentido, a instabilidade na imagem se dará como convite vertiginoso para o olhar do público, que se verá obrigado a desestruturar a visão, contaminada pelas imagens cotidianas, para criar um entendimento a partir das sensações evocadas através das obras”.
Os expositores, Ananda Giuliani, André Vechi, Isadora Dalle, Marina Mestrinho e Samantha Canovas, conheceram-se na UnB, durante o curso, e se aproximaram através do “enlaçamento poético” de seus trabalhos. Luciana e André pensam ainda em fazer da exposição, em si, uma obra de arte. Os curadores não visam à separação e à identificação dos trabalhos isoladamente, mas à criação de interconexões: “Uma constelação em que limites não se constituem diretamente, pois as instalações e intervenções apresentadas se esbarram, complementam-se, desdobram-se na infinitude da atenção do observador. Busca-se criar um espaço imersivo, propiciando trocas significativas entre obra e público”, destacam.
Os artistas acrescentam que o público pode ver na exposição o interesse pelo “espaço-entre enquanto estrutura”, além de trabalhos que “oscilam entre a delicadeza e a violência com a matéria”. E destacam: “a aparente fragilidade atribuída ao uso dos suportes e materiais em suas obras é o que garante a sua sustentação arquitetônica, causando uma fenda no sentido das imagens, criando um trânsito contínuo de possíveis significados”.
O projeto da exposição DES tudo visa a difundir e dar visibilidade à nova produção brasiliense, colocando-a em conjunção com o cenário nacional. A mostra abre ainda a possibilidade de diálogo entre o público e os artistas e curadores, em dois momentos: o primeiro se dará durante a montagem da exposição, no dia 16 de março de 2015, às 14 horas, quando o processo de criação e articulação entre obras pode ser visto e sentido “de dentro”. O segundo encontro será no lançamento do catálogo, ao final do período da mostra, no dia 30 de abril de 2015, às 19 horas. Esse último evento contará ainda com a participação da artista Ludmilla Alves, colaboradora do catálogo.
Serviço:
DES tudo
Exposição de Ananda Giuliani, André Vechi, Isadora Dalle, Marina Mestrinho e Samantha Canovas
Curadoria: Luciana Paiva e André Vechi
Galeria Fayga Ostrower
Complexo Cultural Funarte Brasília
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Brasília-DF
(Entre a Torre de TV e o Centro de Convenções)
Programação
Abertura: 19 de março de 2015, quinta-feira, às 19 horas
Visitação: 20 de março a 03 de maio de 2015, de segunda-feira a domingo, das 9h às 21h
Processo Aberto / Visita Guiada com os artistas e curadores: 16 de março, às 14h
Lançamento do Catálogo & Conversa com artistas, curadores e artista convidada: 30 de abril de 2015, às 19h
Este projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014 – Atos Visuais Funarte Brasília