Funarte
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Evento
O espetáculo “Cenas Trágicas – a tragédia da vida privada”, é resultado da disciplina Prática de Montagem 1, do curso de Teatro do Centro Universitário IESB e que tem a encenação de Denis Camargo e direção de arte de Thiago Sabino.
Prática de montagem 1 é uma disciplina que disponibiliza todos os recursos aos alunos do 7º semestre para realizam uma imersão na construção de um espetáculo teatral, sendo que, para muitos, esse é o primeiro contato com a estrutura teatral profissional. Desta vez, como professor e diretor, propus aos alunos dessa disciplina a encenação de uma livre adaptação de Seis personagens à procura de um autor de Luigi Pirandello (Tradução de Brutus Pedreira), Geração Trianon de Anamaria Nunes e Um Trem Chamado Desejo de Luiz Alberto de Abreu. O resultado final pretende-se chegar a um espetáculo trágico-cômico com execução de música ao vivo e um belíssima encenação. Em cena, teremos 14 alunos-atores que estarão empenhados em construir diante do espectador essa história criada pela estética do teatro do absurdo e, por mim, adaptada para a nossa cultura. A estrutura lógica, o desenvolvimento dos personagens e o pensamento do teatro tradicional são colocados em cheque diante desse novo formato teatral que cria sua própria forma de comédia anárquica para expressar a existência sem sentido do homem moderno num universo governado pelo acaso. Essa proposta de apresentação de espetáculo cênico, por se tratar de resultado de disciplina, nunca pretendeu cobrar ingresso, porém, sugerimos a doação espontânea de alimentos não-perecíveis ou roupas e sapatos usado, pois, estes serão entregues para a ONG que ajuda os pacientes em tratamento de câncer no HBDF.

SINOPSE
O espetáculo Cenas Trágicas - a tragédia da vida privada expõe o processo criativo teatral de uma companhia de teatro fictícia que ainda acredita na força do gênero trágico, porém, revela uma metodologia de trabalho bastante duvidosa e muito cômica. O embate ideológico se estabelece com a chegada de seis personagens à procura de autor, peça homônima de Luigi Pirandello, os quais defendem a tese de que ficção é mais real que a própria realidade. E que, os personagens fictícios, quando conseguem chegar à cena, se eternizam, ao contrário daqueles que foram abandonados pelo autor. Questões privadas da companhia de atores se misturam aos temas universais: traição, inveja, mentiras, jogos de interesse, retratação de temas relacionados a aspectos e fatos inesperados do cotidiano, personagens com comportamentos estranhos e bizarros.
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos.
Entrada: Franca
(O grupo está recebendo doação espontânea de roupas e sapatos usados ou alimentos não-perecíveis para serem doados para as famílias de pacientes em tratamento contra o câncer do HBDF).
TEMPORADA: 21 e 22 de junho de 2017
HORÁRIO: 20 horas.
LOCAL: COMPLEXO CULTURAL FUNARTE Brasília-DF
TEATRO FUNARTE PLÍNIO MARCOS.

FICHA TÉCNICA
Espetáculo: Cenas Trágicas – a tragédia da vida privada
Adaptação, Concepção e Direção: Denis Camargo
Elenco: Amanda Miranda, Carolina Monteiro, Dan Kuae, Gabriela Arcanjo, Isa Schmidt Bravo, Isabela Menezes, Isis Castro, Jacy Alves, Juliano Gusmão, Leonardo Gomes, Maria Clara Farias, Micael Alves, Rafael Oliveira e Walber Freitas.
Composição da trilha sonora e direção musical: Walber Freitas
Músicos: Larissa Rosa, Leandro Vaz, Paulo Black e Vanessa Di Farias
Orientação de Figurino, adereços e Maquiagem: Thiago Sabino
Confecção de bonecos e adereços: Tânia Alves & Thiago Sabino.
Desenho de Luz: Denis Camargo e Thiago Sabino
Operador de Luz: Rodrigo Lelis
Montador e Operador de Luz: Damião dos Santos & Rodrigo Lelis
Cenotécnico: Dan Kuwae, Walber Freitas e Bruno Gil
Fotografia e Programação Visual: Estúdio Carbono – Thiago Sabino
Assessoria de Imprensa: V4 Cultural – Pedro Caroca
Coordenação de Produção: Denis Camargo
Assistente: Maria Clara
Direção de vídeo e projeto de Captação Financeira: Daniel Kuae
Orientação de Pesquisa: Denis Camargo

AGRADECIMENTOS:
Agradecemos o apoio do Centro Universitário IESB, professor e coordenador Fernando Martins, e, do corpo docente: Ana Vaz, Elisa Teixeira, Larissa Rosa Antunes, Lenka Neiva, Liliane Barbosa, Luana Proença e Thiago Sabino. À Tânia Alves, Sérgio Santos (SBAT/RJ), a administração do Complexo Cultural da Funarte Brasília (Júlia Guedes, Débora Azevedo, Ana Maria, Andréa Maria, Pedro Henrique, Nivaldo Rocha Leal, Lívio Avelino, Jamila Brasil, Antônia Vilarinho), Bruno Gil, Débora Aquino. E a todas as pessoas que colaboraram financeiramente com o financiamento coletivo: Adla Marques, Amanda Miranda, Ana Vaz, Daniel Yoshmitsou Kuwae, Dayana Adorno, Denis Camargo, Diogo Cintra Martins, Emiko Kuwae Takeuti, Felipe André, Felipe WGM, Guilherme De Rose, Guilherme Ribeiro, Iara Michiko Yamada, Ione Tomie Yamanda, Isa Schimitd Bravo, Isabella Nascimento, Izabel Coutinho, Jorge Rosa de Matos, Júlio, Késia Paos, Larissa Rosa, Leandro, Lenora Lobo, Leo Issao, Luana Mauftoum Proença, Luiza Hiroko Yamada Kuwae, Marly Duarte, Mariana Borges, Mariana Moreno, Mauro Sato, Miguel Kogiio Nobre, Paulo Santos, Regis Susumo Yamada, Rodrigo Andrade, Rose Bueno Móveis (Frederico Cintra), Sintonia Harmônica, Thiago Sabino.
Aos familiares, amigas e amigos, namoradas e namorados que deram todo um suporte durante o processo criativo.
À todos vocês, o nosso muito obrigado!!!!