Feira Itinerante de Cerâmica Autoral
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Ceramistas que participam da 7ª Edição da Feira Itinerante de Cerâmica Autoral:
Bárbara Angelina – (@studio.barbaraangelina); Fábio Sobral – (@cururu.ceramica); Felipe Laraia – (@seubarromeu); Fernanda Vasconcelos – (@vasconcelos.a.fernanda); Flavia Pinto – (@flaspinto); Gildete Emerick – (@gildetedemer); Isabela Parreira – (@belaparreira); Lilian Saban – (@lilian.saban); Luciana Cosati – (@luciana_cosati_); Malu Ribeiro – (@atelie_maluribeiro); Otavio Marangoni e Rui Maurício – (@atelie.ara); Rita Preto – (@rita_preto); e Rodrigo Machado – (@esbarroceramica).
Evento
O Café e um Chêro, da Asa Sul, recebe nova edição da:
Feira Itinerante de Cerâmica Autoral
Ceramistas reúnem-se em evento para apresentar peças exclusivas
O encontro entre artistas começou no final de 2021 quando aconteceu a primeira edição da Feira Itinerante de Cerâmica Autoral. Uma iniciativa que deu certo, tornou-se mensal e a cada edição acontece em um Café da cidade. A iniciativa partiu de Débora Amorim e Rodrigo Machado e, já no começo, juntou-se Felipe Laraia.
Segundo Felipe, “a ideia com a criação desse evento é apresentar nossa produção em cerâmica de alta temperatura onde, em especial, visitantes podem apreciar e adquirir peças artísticas e utilitárias, todas feitas em pequenos ateliês e por gente da nossa cidade”, e garante ser o evento para “quem gosta de decorar a casa, utilizar peças exclusivas e artesanais ou presentear alguém especial.
Criar e produzir uma peça em cerâmica artesanal de alta temperatura requer atenção e muita dedicação. Até o produto final, a obra passa por momentos de modelagem, acabamento, secagem controlada, esmaltação e duas queimas lentas. A primeira chamada de biscoito, que leva a peça a até 1050º C, e a de esmalte, que chega a 1300 ºC, e podem ser feitas em fornos a gás, lenha ou elétricos.
Em relação ao trabalho manual e artístico de modelagem, este inicia-se com a escolha da argila, que pode ser encontrada em uma rica variedade de plasticidade, tons e textura. E na aplicação das técnicas de belisco, acordelado, molde em gesso, placa, ocagem ou torno elétrico, constrói-se a peça.
Quanto à aplicação do esmalte ou vidrado, que dão cor em tonalidades mate ou brilhante, artistas lançam mão do banho, imersão, bolhas, borrifação, esgrafito ou corda seca. A escolha e combinação destas matérias primas e técnicas, aliada à criatividade e habilidade da/o artista, resulta em peças exclusivas, que não se repetem.
Rodrigo conta que entender o processo de criação de uma peça, desde a modelagem da argila até a finalização, ensina a lidar com o tempo de uma outra maneira. “Os processos de produção exigem entender a importância e o tempo de cada etapa, e tudo requer atenção e muito cuidado, o que, na minha opinião, se traduz em afeto, paciência, tranquilidade e dedicação.”
A próxima edição da Feira Itinerante de Cerâmica Autoral será no dia 13 de agosto, sábado, no Café e Um Chêro, que fica na SCLS 107, das 9h às 18h, com a participação de 13 ateliês. O evento tem entrada franca e classificação indicativa livre.

Serviço:
7ª Feira Itinerante de Cerâmica Autoral
Local: Café e um Chêro
Endereço: SCLS Quadra 107, Bloco C, Loja 02
Brasília-DF
Dia: sábado, 13 de agosto de 2022
Horário: das 9h às 18h
Entrada: franca
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Informações: Instagram - feiradeceramicaautoral