CultDance
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
A primeira parte será de discussão a partir da exibição de vídeos e referências como textos, artistas, livros e a segunda parte é a proposição de exercícios práticos em grupos. Haverá ainda exibição e fruição entre os grupos que auxiliarão na formatação final do trabalho em vídeos. Os vídeos produzidos pelos grupos integrarão a mostra de videodança final do projeto, também no dia 03 de setembro de 2022 no SESC 504 Sul.
Serviço: Coreógrafa Laura Virgínia lança 14ª edição da Cultdance. Projeto contará, dentre outras ações, com oficina lecionada por Sarah Ferreira no Centro de Dança do DF. Inscrições gratuitas abertas
14ª edição Cultdance
Oficina “Camadas de criação entre vídeo e dança”, com Sarah Ferreira
Data: 27 a 31 de agosto de 2022
Horário: 14h às 19hs
Inscrições dos filmes para a mostra de videodança: 27 de julho a 10 de agosto de 2022
Curadoria: 11 a 22 de agosto de 2022 - curadoria
Resultado da curadoria: 23 de agosto de 2022
Haverá intérprete de libras durante a oficina e na mostra de vídeodança, de modo a promover a acessibilidade.
Evento
Coreógrafa Laura Virgínia lança a 14ª edição da Cultdance. Iniciativa traz, nesta edição, oficina gratuita com Sarah Ferreira no Centro de Dança do DF. Inscrições abertas
As ações contam com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e movimentarão a capital federal entre agosto e setembro de 2022
Ela é a única coreógrafa radicada na capital federal que se iniciou, em 2005, na linguagem da videodança e nunca mais parou. Laura Virgínia é criadora de videodanças autorais premiada internacionalmente e também responsável pelo escoamento da produção desta arte pelo Distrito Federal, Brasil e pelo mundo. Laura criou ainda a Cultdance, em 2005. A iniciativa visa apresentar a dança contemporânea em formatos/espaços não tradicionais e possibilita espaços para apresentações em solos, duos de videodanças onde são compartilhados a pesquisa e todo processo criativo.
Agora, a coreógrafa irá promover uma série de ações entre julho e setembro de 2022. Entra elas, a 14ª edição da Cultdance que já está com convocatória nacional e internacional para a Mostra Dança Pra Tela.
Os selecionados terão suas videodanças compondo a programação da mostra que acontecerá no Sesc 504 Sul, no dia 3 de setembro de 2022.
As videodanças selecionadas receberão uma contribuição financeira para sua exibição.
Inscrições dos filmes para a mostra de videodança: 27 de julho a 10 de agosto de 2022
Curadoria: 11 a 22 de agosto de 2022 - curadoria
Resultado da curadoria: 23 de agosto de 2022
Haverá intérprete de libras durante a oficina e na mostra de videodança, de modo a promover a acessibilidade.
Programação recheada
A 14ª edição da Cultdance trará ainda, em uma segunda ação, a performer, educadora e multimídia Sarah Ferreira para realizar uma oficina de videodança no Distrito Federal.
Nomeada “Camadas de criação entre vídeo e dança”, a oficina acontecerá no período de 27 a 31 de agosto, sempre das 14h às 19hs, no Centro de Dança do Distrito Federal.
Para participar é indispensável um aparelho celular para execução das atividades durante a oficina, além de ter instalado no aparelho um aplicativo de edição de vídeo. Não precisa ter experiência em dança ou edição de vídeo.
Todas as iniciativas são realizadas com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
CULTDANCE
Criado por Laura Virgínia, em 2005, Cultdance nasceu com duas edições, uma composta de solos e a outra de duos.
“O mais rico e estimulador foi que os artistas que participaram, desde o início da Cultdance ainda em 2005, estavam motivados a trocar suas vivências e experiências e se sentiram parte inclusa de uma cena de dança em Brasília. Em 2011, nasce o Dança Pra Tela como mostra, residência artística, criação, palestras, curso de extensão em videodança com parceria dos departamentos de Filosofia e Artes da Universidade de Brasília e detentor do Prêmio FUNARTE Residência em Artes Cênicas 2010”, explica Virginia.
E foi assim que a mostra Dança Pra Tela seguiu seu curso pelo País em 2013 em Campo Grande/MS, Goiânia/GO, Pirenópolis/GO e Recife/ PE.
“CULTDANCE quer ser uma iniciativa na capital federal capaz de mobilizar e alavancar uma série de ações como informação de qualidade, formação de plateias, mostrar a Dança Contemporânea de forma profunda e democrática e transversalidade, promovendo ações-pensamentos sobre nosso mundo contemporâneo”, destaca Laura Virgínia.
Oficina com Sarah Ferreira no Centro de Dança DO DF
Performance e multiartista reconhecida internacionalmente, Sarah Ferreira desembarga na capital federal para realizar a oficina de videodança Camadas de criação entre vídeo e dança. A proposta do curso que faz parte da 14ª edição da Cultdance foi concebida com um conteúdo teórico e prático que visa abranger uma progressão histórica da relação entre as máquinas de imagens e a dança como também exercícios que estrutura as camadas de criação entre o vídeo e a dança, iniciando nas relações entre câmera e corpo como também a experimentação da composição através de edição. A metodologia dos encontros é estruturada em duas partes.