Brasília em Plano Aberto
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Evento
FAC e Banco do Brasil apresentam:
Brasília em Plano Aberto
Segue em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil a série de sessões especiais, com exibição de curtas-metragens seguidas de bate-papo com seus realizadores - Brasília em Plano Aberto. Encontros com o cinema candango que guiam o espectador através da riqueza cinematográfica de todo o Distrito Federal.
Na sessão do dia 2 de agosto, Brasília em Plano Aberto tem como tema Ditaduras. A lei da anistia foi sancionada no Brasil em agosto de 1979, em função dessa data, os curadores Wol Nunnes e Maurício Witczak, selecionaram 4 curtas, produzidos em Brasília, que abordam as diferentes caras da ditadura. O cineasta convidado especial da noite, Nirton Venâncio, traz o seu curta " O último dia de sol", que narra um fato que ocorreu na Madrugada de 1º de abril de 1964, o dia seguinte ao golpe militar. No filme " Falta de ar”, de Érico Monnerat, um dos cineastas convidados, um homem idoso, com graves problemas respiratórios, vive amparado pela filha e em constante disputa com o neto. Já o curta " A culpa é da foto", dos cineastas convidados Joedson Alves, André Dusek e Eraldo Peres, traz depoimentos de fotógrafos que ousaram protestar na rampa do Palácio do Planalto, em uma terça-feira de 1984, em pleno governo militar. E “Dia de folga”, do cineasta André Carvalheira, fecha a sessão, retrata o dia de folga de um trabalhador. Após a sessão, tem bate papo com os cineastas. Em seguida, DJ do Coletivo Criolina, toca famosas trilhas do cinema, e foodbikes criam um clima de celebração para o cinema brasilense.
Brasília em Plano Aberto tem como proposta apresentar uma cartografia da produção cinematográfica realizada na Capital Federal nos últimos 40 anos ao reunir, em um só evento, registros e olhares de uma sociedade captados através das lentes dos cineastas experientes, com suas carreiras já consolidadas, assim como de jovens que despontam no cenário do audiovisual local e também nacional.
Serviço:
Mostra: Brasília em Plano Aberto
Local: Sala de cinema no CCBB Brasília
Dia e horário: 2 de agosto de 2017, quarta-feira, a partir das 19h30
Endereço: SCES Trecho 2
Brasília-DF
Entrada franca. Ingressos serão distribuídos na bilheteria do CCBB a partir de 1h antes do início da sessão
Classificação indicativa: 16 anos
Informações: (61) 3108-7600
Ficha técnica:
Idealização e Coordenação de produção: Wol Nunnes
Produção Executiva: Mauricio Witczak
Curadoria: Maurício Witczak e Wol Nunnes
Coordenação Administrativa: Guinada Produções (Guilherme Angelim)
Close caption: Filipe Capuchinho
Interpretação de Libras: Fernando Guireles
Programação de 2017:
2 de agosto: Tema: Ditadura(s)
“O último dia de sol”, de Nirton Venâncio. Ano de produção: 1999. Tempo de duração: 18 minutos. Classificação indicativa: livre. Sinopse: Madrugada de 1º de abril de 1964, o dia seguinte ao golpe militar. Numa pequena cidade do interior nordestino, vemos a fuga de um militante político, com a mulher e o filho pequeno.
“Falta de ar”, de Érico Monnerat . Ano de produção : 2010 Tempo de duração: 20 minutos . Classificação indicativa: 16 anos. Sinopse: Um homem idoso, com graves problemas respiratórios, vive amparado pela filha e em constante disputa com o neto.
"A culpa é da foto", de Joedson Alves, André Dusek e Eraldo Peres. Ano de produção: 2015. Tempo de duração: 15 minutos. Classificação indicativa: livre. Sinopse: Depoimentos de fotógrafos que ousaram protestar na rampa do Palácio do Planalto, em uma terça-feira de 1984, em pleno governo militar.
“Dia de folga”, de André Carvalheira. Ano de produção: 2006 Tempo de duração: 13 minutos . Classificação indicativa: 14 anos Sinopse: Todo trabalhador tem seu dia de folga.
Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
CCBB Brasília - Aberto de terça a domingo das 9h às 21h
SCES Trecho 2 – Brasília/DF Tel.: (61) 3108-7600