Arte|Fato
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Graduada em Medicina pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) Doutora em Ciências da Saúde pela UnB, a doutora Ana Costa ocupou diversos cargos de direção e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ministério da Saúde e na Secretaria Estadual de Goiás e do Distrito Federal. Sua produção científica está direcionada aos temas: Políticas e Gestão de Saúde, Gestão Participativa, Gênero e Saúde, Avaliação de Políticas, Saúde da Mulher

Serviço:
Arte Fato – 7ª Edição
Dia 13 de julho de 2021, terça-feira, às 20h
Atrações: Banda Radiobox, Leandro Morais e Irina Buss
Tema do bate-papo: O papel do SUS na pandemia de Covid-19, com Dra. Ana Costa
Apresentação: Murilo Grossi
Evento
Série de eventos culturais, promovida pelo Sindicato dos Bancários, chega a sua 7ª edição em novo formato
Arte Fato
Projeto que convida o público a assistir, de suas casas, apresentações artísticas de diferentes vertentes realizadas por gente dos quatro cantos do DF
Das artes cênicas à música, passando também pela literatura, o Arte Fato nasceu da vontade da entidade sindical em homenagear e prestar apoio aos trabalhadores/as da cultural local, tão prejudicados/as durante a pandemia de Covid-19.
Neste sentido, a iniciativa consiste em uma ação objetiva de geração de renda para o setor cultural do DF em toda a sua amplitude que envolve, além dos artistas, técnicos/as, produtores/as, assistentes e comunicadores/as.
Para a próxima edição, que vai ar às 20h do dia 13 de julho, terça-feira, o palco do Teatro dos Bancários, local onde acontecem as gravações, recebe a banda de pop-rock nacional e internacional Radiobox, o cantor, compositor e violonista Leandro Morais e dançarina e fotógrafa Irina Buss.
A apresentação será do ator Murilo Grossi e conta com a participação da médica e PhD em Ciências da Saúde, pela UnB, a doutora Ana Costa que comentará o papel do SUS na pandemia de Covid-19.
Para esta reestreia, o projeto foi reformulado para um formato mais dinâmico, com apresentações curtas e mais interação entre o mestre de cerimônias e artistas. Além de abordar temas da atualidade através da fala de especialistas.
Em razão das comemorações dos 60 anos do Sindicato dos Bancários, talentos artísticos de bancários e bancárias e a histórica relação da entidade com a cena cultural do DF, também irão compor a programação.
Com a promoção desta série cultural, o Sindicato dos Bancários de Brasília atenta em reverenciar estes profissionais que, através de suas artes, são responsáveis em atenuar os níveis de estresse emocional, causado pelo confinamento, e a estimular o pensamento crítico.
De transmissões quinzenais, veiculadas em canal no YouTube do Sindicato dos Bancários, já participaram do Arte Fato Martinha do Coco, Letícia Fialho, Alberto Salgado, Chinelo de Couro, Cangaceiros do Cerrado, Quarteto Zimbatera, Rene Bonfim, Miqueias Paz, Noélia Ribeiro, Som de Papel, Thabata Lorena, Vanderley Costa, Realleza e Virgílio Mota. Todas as edições podem ser assistidas aqui.
O projeto também convida a comunidade a se engajar na campanha “Quem tem Fome, Tem Pressa!”, do Comitê de Solidariedade Bancária de Combate ao Coronavírus, com doações. Criada em maio do ano passado, a iniciativa presta solidariedade e socorro emergencial que possibilite a enfrentar a insegurança alimentar por meio de auxílio a catadores de materiais recicláveis, pessoas em situação de rua, mulheres vítimas de violência, quilombolas, pessoas LGBTQIAP+, bem como abrigos para a terceira idade, creches e categorias profissionais impactadas pela Covid 19, como é a situação da classe artística.
Sobre as participações:
Formada pela combinação de músicos experientes e de sólida formação musical, a Banda Radiobox possui o repertório Pop/Rock Nacional e Internacional. A energia e talento de seus integrantes são a marca registrada dos shows.
Formado em composição e regência pela UFBA, Leandro Morais desenvolve um trabalho autoral recheado de surpresas, promovendo encontros rítmicos inusitados e melodias populares poderosas. Além de compor, Leandro canta, toca violão, produz e assina os arranjos cuidadosos das músicas, tudo com um balanço inconfundível que consegue transformar sua obra numa profunda narrativa intimista, capaz de acolher o ouvinte, entreter e emocionar.
Irina Buss é apaixonada pela dança desde sempre e pela fotografia desde meus 15 anos. Como formas de relaxamento, de centralização e encontro consigo mesma, traz a dança e a fotografia como paixões paralelas a tantas outras atividades que permeiam seus interesses, seus dias e vida. .